
Durante minha caminhada até hoje, me deparei com diferentes realidades emocionais nas mulheres ao meu redor e percebi o quão pouco elas se conheciam.
Quando reconhecemos nosso valor como mulher, muitas coisas mudam. Mas, não estou falando do valor imposto pela sociedade ou aquele que você mesma se coloca, estou falando sobre o valor que o próprio Deus te colocou. Se você ainda não sabe como Ele te vê e o valor que você tem para Ele, fique tranquila, que aqui vou trazer vários pontos que irão te ajudar.
Influência
Muitas coisas influenciam a formação da autoimagem de uma pessoa e essa trajetória começa na infância, pela forma como você foi tratada. Crianças que não são emocionalmente supridas, crescem como adultos carentes, vazios e com muita necessidade de aprovação. Só com essa informação você já consegue entender muitas coisas né? Todas as suas emoções não supridas estão presentes dentro de você até que elas sejam tratadas. E, é aí que a bagunça começa, ao olhar tantas necessidades não supridas dentro de você, o seu valor por si mesma começa a ser muito baixo. Não se engane achando que isso acontece de forma explícita, na maioria das vezes fica muito bem escondido dentro de nós. Por isso, a grande e inegociável importância de se conhecer.
Todos nós já estivemos em ambientes onde o nosso valor foi colocado pela forma como nos vestimos, como falamos, nossos bens, pelo nosso círculo de amizades, nossa profissão e outras milhares de coisas. Acredito que todas nós já tivemos aquela sensação de estar conversando com outras pessoas e dentro de nós, ver que estamos sendo uma pessoa completamente diferente do lado de fora, interagindo e agindo de forma diferente de quem nós realmente somos por dentro. E essa pessoa do lado de fora é ninguém mais, ninguém menos do que as nossas máscaras que usamos para nos sentir pertencentes aos círculos de amizades.
As máscaras
Muitas vezes não temos noção do quanto usar essas mascaras nos afeta de forma negativa, começamos a dar espaço para elas para podermos entrarmos em um padrão, simplesmente para nos sentirmos aceitas. Começamos a ir em lugares que não nos sentimos bem, bebemos para fazer parte do grupo, vestimos determinadas roupas para nos sentirmos desejadas. E posso te dizer? Esse é o pior caminho que podemos entrar. É uma vida inteira sempre tentando provar para as pessoas o quão valiosa você é, quando na verdade nem você tem noção do seu próprio valor. E isso, te faz aceitar coisas que irão te trazer muitas feridas.
Acredito que a nossa vida só começa a ser vivida de forma saudável quando primeiro você sabe quem você realmente é, e o restante vem por consequência. Porque sabendo disso, seus relacionamentos, suas amizades, seu trabalho e tudo o que te rodeia vai ser baseado em quem você é e não como os ambientes e pessoas te impõem. Mas Carla, como eu descubro o meu valor? A resposta é fácil. Tendo um relacionamento com quem te criou, somente essa pessoa tem autoridade para dizer isso. Eu, por exemplo, como cristã, encontro essa resposta em Jesus, pois foi Ele quem me deu a vida, Ele que me desejou antes da fundação do mundo, então, para mim, o meu valor está pautado naquilo que ele diz sobre mim.
Quando Ele deu sua vida por todos nós na cruz, para nos livrar do peso do pecado, Ele nos deu uma nova identidade e fomos inseridos Nele. E agora, a minha vida foi salva a um preço de sangue, e nada nesse mundo consegue pagar por esse preço que já foi pago. Porque, foi sangue de um Deus santo, que por amor, deu sua própria vida por nós. Sendo assim, onde está o meu valor? Está no quanto fomos amados e aceitos por Ele, nosso valor é alto demais, uma vez que, custou a vida de Jesus. Então, não trate sua vida como se ela não tivesse valor algum ou como se você precisasse de ser aprovada pelas pessoas, lembre-se, que primeiro, o próprio Deus te amou e aceitou.
Jamais esteja em ambientes onde você é tratada como uma qualquer, como apenas um corpo ou como ninguém. O seu valor é alto demais para que você aceite essas realidades. Na bíblia tem uma passagem que eu gosto muito, que diz que agora nós somos templo do Espírito Santo (1 Coríntios 6). Olha a beleza que essas palavras trazem, dizendo que o nosso corpo é CASA do Espírito Santo. Não somos qualquer pessoa, somos filhas amadas de um Deus vivo, que deseja que tenhamos uma vida livre do peso de querer ser aceitas pelas pessoas e se encaixar em um padrão colocado pelo mundo. Ele deseja que andemos como quem anda com a convicção de que primeiro Ele nos amou e isso basta.
O valor
Você mulher, é extremamente amada pelo Senhor, existem virtudes dentro de você que mesmo que ainda não conheça, elas estão aí, prontas para serem expressas. Algo bom de se fazer, é meditar nessas palavras diante de qualquer circunstância:
- EU sou amada, Jesus me ama, e isso é suficiente;
- Sou valiosa, Jesus pagou um preço alto por mim;
- Não preciso provar meu valor, pois já fui aprovada por Jesus;
- Eu sou aceita, Jesus me aceitou como filha e colocou em mim virtudes capazes de mover o mundo.
Essas são palavras muito poderosas, anote elas em um bloco de notas no seu celular ou em um caderninho, em algum lugar que seja fácil de você voltar e ler novamente e desejo que você possa repeti-las, até que se tornem verdade em seu coração.
Assista esse vídeo abaixo:
Ninguém pode te parar a não ser você mesma! Que você se torne a mulher que o Senhor te criou para ser…